(51) 30194545 .(51) 3226-2225

          (51) 30192225     

 (51) 999816995

 

 

          (51) 30194545 .(51) 3226-2225

          (51) 30192225     

 (51) 999816995

 

 

Artigos

Como enfrentar a angústia e a ansiedade durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso?

Ao se aproximar da reta final do curso de graduação se avizinha o grande terror de todos os universitários: o trabalho de conclusão. Fonte de grande angústia e insegurança, transformada em ansiedade e agitação, tira o foco da meta proposta: terminar a faculdade. O que será que acontece por trás de toda essa mobilização?

Continuar lendo

A intolerância beira a doença mental

Vivemos períodos marcados por extrema intolerância. Procuramos entender por que as pessoas agem assim. Neste momento estou aqui querendo compreender a mente destes sujeitos. Peço um pouco de tolerância com minhas ideias. Para começar, quero revelar que todos carregam algum grau de intolerância, de preconceito e intransigência. 

Continuar lendo

Depressão na Infância não é brincadeira

No mês de outubro celebra-se o Dia das Crianças e com isso é necessário refletir sobre o que realmente importa para elas. Mais do que presentes é preciso um olhar atento para os pequenos.  É preciso perceber como a criança está se desenvolvendo, interagindo e como está se comportando no dia a dia.

Continuar lendo

Você já fez seu planejamento profissional para o próximo ano?

Fazer uma reflexão profissional é um passo determinante para avançar na carreira, já que é uma oportunidade de avaliar que passos devem mudar de rota e que caminhos deram certo. 
É muito importante que, no final do ano, todo profissional faça um plano com objetivos bem definidos para o próximo ano que virá, contemplando os projetos que quer concretizar, que tipo de aprimoramento pretende fazer, que avanço profissional gostaria de ter. Este balanço deve envolver, ainda, uma contabilização do que foi positivo e do que foi negativo, avaliando os resultados alcançados e as oportunidades que geraram desenvolvimento e melhoria para sua carreira até o presente momento.

 

Continuar lendo

A importância de falar sobre sexualidade com os filhos

Muitos de nós já nos pegamos ensaiando como seria a primeira abordagem sobre conteúdos abrangendo o universo da vida sexual com nossos (as) filhos (as). É comum alguns pais acreditarem que essa conversa será muito tranquila, outros pensam que poderá ser um verdadeiro desastre. Provavelmente esse bate-papo será um desafio, mas a forma como abordaremos tudo isso vai depender de como os pais lidam com a própria sexualidade, tabus, crenças e inseguranças.

Continuar lendo

Ansiedade: você sabe o que é?

Imagine que você tem uma prova em algumas horas que decidirá seu futuro profissional. É possível que você passe parte do tempo seguinte analisando suas chances de ter bons resultados, se está bem preparado e quais as conseqüências caso o resultado seja negativo. Cenas do que pode dar errado podem vir à sua cabeça e você pode, inclusive, sentir aperto no peito, o coração bater acelerado e dores no estômago, entre outros sintomas. Diante de grandes obstáculos e de situações com alta expectativa, é comum nos sentirmos ansiosos. Quando os sintomas aumentam muito de intensidade e surgem nas tarefas simples do dia a dia ou impedem você de realizar atividades que considera importante é hora de avaliar a necessidade de ajuda profissional.

Continuar lendo

O que é avaliação psicológica?

A psicóloga Gabriela Pugliese Tombini respondeu algumas das principais dúvidas sobre Avaliação Psicológica dos pacientes e do público em geral enviadas para a Psicobreve. Confira a seguir:

O que é avaliação psicológica?

A avaliação psicológica é um procedimento que avalia, através de instrumentos validados, os múltiplos processos psicológicos que compõe o indivíduo. É um método científico de coleta, análise e integração de informações para a compreensão de uma pessoa, grupo ou situação. O psicólogo é o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. Ele utiliza instrumentos, técnicas e testes reconhecidos e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Continuar lendo

Como estão as relações de trabalho na sua empresa?

Nas questões a seguir colocamos algumas das principais situações que ocorrem e geram dúvidas nas relações de trabalho.

  • Como os líderes podem identificar os fatores que elevam seu grau de irritabilidade?

Esta capacidade é de fundamental importância no trato de qualquer tipo de relacionamento, principalmente dentro das organizações. Quando uma pessoa consegue falar para outra sobre sua chateação diante de algum tipo de atitude que costuma se repetir, esta revelação fará com que o vínculo se torne mais transparente e produtivo. Claro, que se deve ter delicadeza para se fazer este tipo de observação.

Continuar lendo

O que é psicoterapia e como funciona?

A psicoterapia é um processo de autoconhecimento de curto, médio e longo prazo, no qual a autorreflexão é promovida com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, nas relações interpessoais, nos sintomas e questões emocionais emergentes. Com uma escuta clínica especializada, trabalho verbal dinâmico e diversas técnicas de intervenção, o psicólogo ampara, acompanha e fornece ferramentas para o desenvolvimento pessoal do paciente. 

Continuar lendo