(51) 30194545/ (51) 3226-2225

(51) 3019-2225 

 

(51) 30194545/ (51) 3226-2225

(51) 3019-2225 

Artigos

A importância de falar sobre sexualidade com os filhos

Muitos de nós já nos pegamos ensaiando como seria a primeira abordagem sobre conteúdos abrangendo o universo da vida sexual com nossos (as) filhos (as). É comum alguns pais acreditarem que essa conversa será muito tranquila, outros pensam que poderá ser um verdadeiro desastre. Provavelmente esse bate-papo será um desafio, mas a forma como abordaremos tudo isso vai depender de como os pais lidam com a própria sexualidade, tabus, crenças e inseguranças.

Continuar lendo

Ansiedade: você sabe o que é?

Imagine que você tem uma prova em algumas horas que decidirá seu futuro profissional. É possível que você passe parte do tempo seguinte analisando suas chances de ter bons resultados, se está bem preparado e quais as conseqüências caso o resultado seja negativo. Cenas do que pode dar errado podem vir à sua cabeça e você pode, inclusive, sentir aperto no peito, o coração bater acelerado e dores no estômago, entre outros sintomas. Diante de grandes obstáculos e de situações com alta expectativa, é comum nos sentirmos ansiosos. Quando os sintomas aumentam muito de intensidade e surgem nas tarefas simples do dia a dia ou impedem você de realizar atividades que considera importante é hora de avaliar a necessidade de ajuda profissional.

Continuar lendo

O que é avaliação psicológica?

A psicóloga Gabriela Pugliese Tombini respondeu algumas das principais dúvidas sobre Avaliação Psicológica dos pacientes e do público em geral enviadas para a Psicobreve. Confira a seguir:

O que é avaliação psicológica?

A avaliação psicológica é um procedimento que avalia, através de instrumentos validados, os múltiplos processos psicológicos que compõe o indivíduo. É um método científico de coleta, análise e integração de informações para a compreensão de uma pessoa, grupo ou situação. O psicólogo é o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. Ele utiliza instrumentos, técnicas e testes reconhecidos e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Continuar lendo

Como estão as relações de trabalho na sua empresa?

Nas questões a seguir colocamos algumas das principais situações que ocorrem e geram dúvidas nas relações de trabalho.

  • Como os líderes podem identificar os fatores que elevam seu grau de irritabilidade?

Esta capacidade é de fundamental importância no trato de qualquer tipo de relacionamento, principalmente dentro das organizações. Quando uma pessoa consegue falar para outra sobre sua chateação diante de algum tipo de atitude que costuma se repetir, esta revelação fará com que o vínculo se torne mais transparente e produtivo. Claro, que se deve ter delicadeza para se fazer este tipo de observação.

Continuar lendo

O que é psicoterapia e como funciona?

A psicoterapia é um processo de autoconhecimento de curto, médio e longo prazo, no qual a autorreflexão é promovida com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, nas relações interpessoais, nos sintomas e questões emocionais emergentes. Com uma escuta clínica especializada, trabalho verbal dinâmico e diversas técnicas de intervenção, o psicólogo ampara, acompanha e fornece ferramentas para o desenvolvimento pessoal do paciente. 

Continuar lendo

Você tem Nomofobia?

Muitos de nós buscamos a todo o momento facilidades que nos auxiliem na nossa rotina. Queremos resolver as coisas de forma mais simples e sem muitas dificuldades. Quem de nós nunca se deparou com uma situação de desconforto ao se dar conta que havia esquecido o celular em casa ou que a bateria estava acabando e não possuíamos um carregador disponível por perto?

Continuar lendo

E agora? Meu filho (a) saiu de casa!

A tradicional síndrome do ninho vazio é a luta dos pais para superar a saída dos filhos de casa e assim, preencher o espaço deixado por essa nova geração. Quando alçam voo, seja por estabelecerem economia própria, seja por casamento ou qualquer outro motivo, os pais podem sentir uma espécie de abandono, de vazio, que pode se transformar numa grande tristeza ou, em casos mais graves, em uma depressão.

Continuar lendo

DESATANDO O SOFRIMENTO MENTAL

DESATANDO O SOFRIMENTO MENTAL


             Este é um texto que pretende esclarecer alguns aspectos do sofrimento emocional e a busca de soluções. As pessoas apresentam sinais de adoecimento mental, decorrentes de várias origens. Primeira: alterações de neurotransmissores, como diminuição da serotonina no cérebro. Aqui predomina aspectos mais biológicos ou hereditários. Nestes casos, os remédios ajudam muito.
            A segunda origem de sofrimento, decorre de desajustes no desenvolvimento da personalidade, algo inerente a conflitos familiares e vivências infantis. Estes desajustes, trazem problemas ao indivíduo diante das exigências da vida, como: desadaptação nos estudos, nas relações amorosas, no trabalho, ou seja, a pessoa tem dificuldade de tomar conta de seu cotidiano. A terceira situação que pode acarretar adoecimento , deriva de traumas ou experiências difíceis do dia a dia. Nestes dois últimos exemplos, a psicoterapia ajudará mais que os remédios, pois ela tem como efeito a descoberta de mecanismos inconscientes que travam a vida e adoecem.
             Pessoas que usam psicofármacos e ainda não se sentem bem, é recomendável fazer uma avaliação com um profissional que faz psicoterapia
( psiquiatra ou psicólogo), pois, os dois tratamentos associados aumentam os índices de recuperação.
Dr Nelio Tombini
Psiquiatra - Diretor da Psicobreve 

Continuar lendo