O que é avaliação psicológica?

Compartilhe

A psicóloga Gabriela Pugliese Tombini respondeu algumas das principais dúvidas sobre Avaliação Psicológica dos pacientes e do público em geral enviadas para a Psicobreve. Confira a seguir:

O que é avaliação psicológica?

A avaliação psicológica é um procedimento que avalia, através de instrumentos validados, os múltiplos processos psicológicos que compõe o indivíduo. É um método científico de coleta, análise e integração de informações para a compreensão de uma pessoa, grupo ou situação. O psicólogo é o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. Ele utiliza instrumentos, técnicas e testes reconhecidos e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Quais os tipos de avaliação psicológica?

Ela é amplamente utilizada em diversos contextos. Nas empresas, por exemplo, desempenha função essencial na área de seleção, desenvolvimento de pessoal e avaliação de potencial.

Já na área da saúde, os psicodiagnósticos e avaliações neuropsicológicas são bastante solicitados. Estes são indispensáveis quando se pensa em medidas curativas ou preventivas. Pois, permitem que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias. A avaliação psicológica pode ser considerada como uma ferramenta adequada na apropriação de decisões a respeito do diagnóstico diferencial, tipo de tratamento necessário e prognóstico.

Elas também são essenciais em circunstâncias nas quais pessoas podem ser expostas a situações de risco como, por exemplo, condução de veículos ou porte de armas de fogo, realização de trabalho em espaço confinado ou altura. É utilizada também na tomada de decisões seja no âmbito jurídico, na área de orientação vocacional, nas escolas, trânsito, entre outras.

Diferença entre Psicodiagnóstico e Avaliação Neuropsicológica?

Psicodiagnóstico: diagnóstico psicológico que esclarece a natureza ou o tipo de problema psicológico que compromete o paciente ou grupo. Este tipo de avaliação é essencial para determinar a gravidade da situação e assegurar um encaminhamento correto quanto ao tratamento terapêutico mais indicado.

Avaliação Neuropsicológica: Investiga-se o aparecimento e desenvolvimento de perturbações de caráter neurológico (demências como Alzheimer, Epilepsia, etc.), utilizando testes e procedimentos padronizados enquanto método auxiliar de diagnóstico. Envolvem o estudo detalhado de funções cognitivas, emocionais e comportamentais, onde se verifica o desempenho do paciente em funções e tarefas.

Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica?

No senso comum, avaliação psicológica é associada à aplicação de testes psicológicos. Mas essa é uma informação incompleta, tendo em vista que avaliação psicológica é um processo mais amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos, ou seja, compreende um processo maior de coleta de dados, sendo a utilização de instrumentos como testes apenas uma das possibilidades.

Quais os principais cuidados que o psicólogo deve ter para utilizar um teste psicológico?

Averiguar se as pessoas estão em condições físicas e psíquicas para realizar o teste. Verificar se não existem dificuldades específicas da pessoa para realizar o teste (sejam elas físicas ou psíquicas); empregar o teste dentro dos padrões mencionados por seu manual. Além de observar a adequação do ambiente, do espaço físico, do vestuário dos aplicadores e de outros estímulos que possam interferir na aplicação.

Gabriela Tombini
Psicóloga
CRP 07/16113


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?