Desatando o sofrimento mental

Compartilhe

Este é um texto que pretende esclarecer alguns aspectos do sofrimento emocional e a busca de soluções. As pessoas apresentam sinais de adoecimento mental, decorrentes de várias origens.

Primeira: alterações de neurotransmissores, como diminuição da serotonina no cérebro. Aqui predomina aspectos mais biológicos ou hereditários. Nestes casos, os remédios ajudam muito.

A segunda origem de sofrimento, decorre de desajustes no desenvolvimento da personalidade, algo inerente a conflitos familiares e vivências infantis. Estes desajustes, trazem problemas ao indivíduo diante das exigências da vida, como: desadaptação nos estudos, nas relações amorosas, no trabalho, ou seja, a pessoa tem dificuldade de tomar conta de seu cotidiano. A terceira situação que pode acarretar adoecimento , deriva de traumas ou experiências difíceis do dia a dia. Nestes dois últimos exemplos, a psicoterapia ajudará mais que os remédios, pois ela tem como efeito a descoberta de mecanismos inconscientes que travam a vida e adoecem.

Pessoas que usam psicofármacos e ainda não se sentem bem, é recomendável fazer uma avaliação com um profissional que faz psicoterapia (psiquiatra ou psicólogo), pois, os dois tratamentos associados aumentam os índices de recuperação.

Dr. Nelio Tombini
Psiquiatra – Diretor da Psicobreve 


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×